Sobrevivência – Seja o advogado do futuro

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   Vários aspectos do mundo são moldados com as mudanças constantes que a sociedade sofre. Com o Direito não é diferente, e muita coisa mudou desde o advento da Internet e da cadeia de informações em tempo real. Principalmente no mundo volátil e de mudanças bruscas num curto período de tempo, a ameaça de curto prazo deve ser contida o mais rápido possível. Mas como fazer isso? A palavra que você mais verá em nosso blog é adaptação. Se você quer sobreviver no mercado, se permita ser moldado pelo mesmo.

   Queremos comprovar que já estamos vivendo a modernização da Advocacia (e enfatizando mais em nosso estado, que mesmo com um teor conservador, irá passar pelo mesmo processo mais cedo ou mais tarde). Para isso, separamos alguns fatos seguidos de dicas para que você possa transformar seu mindset (mentalidade) e absorver com mais facilidade as informações do novo mundo:

1 – Sua rotina será (e já pode ser) mais flexível:

   É possível estar em dois lugares ao mesmo tempo. Surpreso? Para a tecnologia isso já deixou de ser novidade a muito tempo. Skype, WhatsApp, Instagram e tantos outros aplicativos te dão a possibilidade de realizar videoconferências com seus clientes para resolver pendências ou comparecer a reunião do escritório num dia em que esteja impossibilitado de sair de casa.

2 – Aprenda a adotar práticas e conceitos de outras áreas

   O Direito já não é mais uma área isolada apenas em práticas jurídicas. Áreas como Inovação, Empreendedorismo, Administração, Publicidade e Marketing já estão sendo aglutinadas a esse mercado, e mesmo com as restrições do Código de Ética da OAB, o advogado/gestor que deixa de lado a visão multisetorial acaba se perdendo profissionalmente e sendo deixado de lado. Por isso, é sempre importante investir em cursos, palestras e workshops de temas que tenham ligação direta/indireta com a área – aproveite para conhecer nossos serviços!

3 – Compartilhe conhecimento (sem medo)

   O maior erro que uma pessoa – independente da área de atuação – pode cometer, é deixar de lado o fato de que vivemos na Era do Conhecimento, e isso implica diretamente em compartilhamento de dados. Claro que você não vai dizer para todos tudo o que sabe de qualquer forma, mas para ter autoridade e ganhar o direito de ser ouvido, você precisa sem empático com o público (que é seu prospect, ou seja, seu cliente em potencial) e mostrar que sabe da área em que atua e do que fala/faz.

4 – Fomente a cultura do compartilhamento dentro do seu escritório

   Principalmente em nosso estado, é notório o clima de competição e rivalidade entre os profissionais da área, mas isso precisa acabar. Já é costume em outros estados promover encontros, como o Hackaton Jurídico, que reúne pessoas da área do Direito e que tem interesse em solucionar dores e conflitos do mercado em que atuam. Competição é coisa do passado, agora você precisa enxergar o outro como seu aliado por uma questão de sobrevivência.

   Mudanças de alto nível requerem tempo e reflexão para serem colocadas em prática, mas o importante é que você tenha disposição de crescer e amadurecer para manter sua marca jurídica viva. Dando um passo de cada vez você chega lá! Fique conosco para mais conteúdo, e qualquer opinião/dúvida, compartilha com a gente logo abaixo. Forte abraço e até mais!

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