Como já falamos em outros artigos, estamos vivendo na Era do Conhecimento, que vem diretamente da Indústria 4.0 – o advento da Internet permite que partilhemos a informação em tempo real, a tecnologia se torna simbiôntica (evolução da interação humano-cibernética), mudanças constantes no mercado em tempo extremamente curto (mundo VUCA), dentre outros fatores que influenciam o futuro que virá.
Com isso surge a nomenclatura Advogado 4.0 – o advogado do futuro. Mas para que esse advogado possa exercer o melhor da sua função, é preciso ter como uma das cartas na manga a habilidade de empreender. Empreender é essencialmente uma questão atitudinal. É saber que, apesar da função essencialmente social da advocacia, que aproxima a sociedade da justiça, é também uma função empresarial. Um escritório tem que pagar contas, contratar pessoas, pagar impostos, administrar finanças, estratégias, marketing, entre outras coisas. É por isso que você precisa abrir um Centro de Excelência Jurídica ao invés de um escritório.
Mas o que define um Centro de Excelência Jurídica? Separamos alguns tópicos que podem te ajudar a definir e a projetar o seu próprio Centro. Vale lembrar que se você não se encaixar em, pelo menos, 6 dos 8, o seu comportamento e mindset ainda são do advogado do século passado. Seguem abaixo:
1 – É bem conhecido por um diferencial em sua atuação. Esse diferencial é uma marca registrada, com assinatura reconhecida e abordagem distinguível para solucionar os problemas do cliente.
2 – Deixa um legado e faz um trabalho que realmente tem relevância para a sociedade, além de resistir ao teste do tempo.
3 – Vender é a sua palavra preferida. Prioriza e se orgulha de suas capacidades, bem como de sua equipe, e não tem medo de expor todo o seu potencial ao mundo.
4 – Tem uma lista de clientes selecionados a dedo e dispensa os que não agregam valor ao negócio, sejam eles internos ou externos.
5 – É um imã para grandes talentos e prioriza a contratação de pessoas com alto desempenho, além de os remunerar de acordo.
6 – Faz um trabalho pelo qual vale a pena pagar (estamos falando sério).
7 – Oferece oportunidades de crescimento.
8 – Entende que excelência não é uma técnica, e sim um comportamento.
Como dissemos, implantando pelo menos 6 desses 8 tópicos, o seu escritório passará a ser o lar do Advogado 4.0, e o seu negócio será impulsionado! E lembre-se: o mundo está mudando numa velocidade maior do que imaginamos, então é preciso aprofundar mais e mais o potencial do seu Centro de Excelência Jurídica. Não abra mão de capacitações, cursos, workshops, palestras e tudo o mais que vier a agregar valor e principalmente transformar o conhecimento compartilhado em capital intelectual. Forte abraço e até mais!