Aprenda a fechar contratos na advocacia sem ter muitos seguidores nas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Compartilhe esse post

ADVOCACIA COM AUTORIDADE, POSICIONAMENTO E ESTRATÉGIA DE VENDAS E ESTRATÉGIAS DE VENDAS

Nem todos profissionais e empresas que possuem milhares de seguidores nas redes sociais conseguem converter esse alcance, proporcionalmente, em vendas. Presença digital não é sinônimo de autoridade e visão estratégica.

Prospectar clientes, fechar novos contratos e adquirir recursos financeiros suficientes para investir em infraestrutura, tecnologia, pessoas e marketing não são tarefas fáceis na Advocacia, pois pressupõe estratégia, constância, gestão de marca, posicionamento e construção de autoridade. Costumo dizer que dentro de um escritório a produção jurídica é o “coração” e a área comercial seu “cérebro”, porque repercute diretamente nas vendas, faturamento e saúde financeira.

Em tempos de transformação digital, todo advogado quer ser reconhecido por um maior número de pessoas nas mídias as quais está inserido, quer atingir seu público-alvo e fechar mais e mais contratos de honorários. Porém, ele esquece que precisa compreender as dores do cliente em potencial, criar soluções assertivas, escolher os canais de comunicação adequados e traduzir a mensagem para que chegue diretamente ao ponto: vender serviços jurídicos. 

Sobre isso, as autoras Margaret Mark e Carol S. Pearson, na obra O Héroi e o Fora-da-lei, registram que:

“A era moderna acabou e estamos numa era pós-moderna, em que as velhas regras não necessariamente são válidas. A nova raça de consumidores não é tão crédula, tão leal ou tão maleável como as do passado.” 

A nova advocacia deve acompanhar a evolução do comportamento consumidor, desenvolver novas habilidades, gerar conexões rápidas e construir planos de ações direcionados ao alcance dos seus objetivos e metas. Com isso, para continuar sua escala de crescimento, advogados precisam lapidar seus processos de comunicação dentro e fora dos escritórios, ela será a porta de entrada das vendas.

Durante processos de consultoria e mentoria observo profissionais inteligentes, com visão empreendedora, mas ainda cheios de vícios que precisam ser exterminados. Tudo se inicia com maus hábitos de gestão, passa pela visão equivocada do marketing e continua com a reprodução daquilo que veem outros colegas fazendo nas redes sociais. Na maioria dos casos não é o adequado e traz prejuízos a curto, médio e longo prazos.

Hoje, para construir autoridade no mundo jurídico é preciso convergir o conhecimento técnico, a boa gestão administrativa, a comunicação assertiva, o networking e a gestão de marca, utilizando os canais adequados ao seu modelo de negócio e proposta de valor. Quando falamos nas mídias digitais, isso se potencializa, diante da velocidade e bombardeio de informações que precisam ser filtradas pelo seu público. 

E o que todos querem saber: O que fazer para aumentar a força da minha marca jurídica no mercado e nas plataformas digitais?

O especialista em marketing digital Rafael Terra afirma que “Autoridade Digital é exponencializar a sua marca pessoal na web. Muita gente ainda não parou para pensar na sua marca pessoal, no seu personal branding”. 

Tudo deve começar com um plano. Porém, a grande maioria dos profissionais da advocacia não elaboram planejamento estratégico, não compreendem as regras do marketing jurídico e utilizam canais inadequados para fortalecer sua marca e vender serviços. 

Para te ajudar, pense quais são os canais que o seu público-alvo acessa informações e consome conteúdos, quais as redes sociais que ele se encontra, os sites especializados e blogs que transita, os vídeos que assiste, os locais que ele frequenta e o que ele espera de um escritório que vá contratar. Mergulhe na mente do consumidor dos seus serviços jurídicos. 

A autora Juliana Pacheco, aborda com precisão a importância do plano para o alcance de melhores resultados quando pontua:

O plano de marketing do escritório deve estar 100% alinhado com planejamento estratégico. […]

[…] PARA TER ACESSO AO ARTIGO COMPLETO, PREENCHA SEU EMAIL E CLIQUE NO BOTÃO “BAIXAR ARTIGO”.

Deixe aqui seu comentário:

Adicione o texto do seu título aqui

© 2023. Todos os direitos reservados.