Análise do Balanço Gerencial do seu escritório

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Compartilhe esse post

Independentemente de sua afinidade com números, cálculos e gráficos, é extremamente importante saber como anda a saúde financeira do seu escritório, bem como os fatores positivos e negativos da mesma, através de indicadores.

Parece difícil, mas não é impossível. Isso é uma atividade extremamente importante para o crescimento do seu negócio!

Para tornar mais fácil e podermos partir para a prática o mais rápido possível, vamos simplificar:

A análise do balanço gerencial é simplesmente comparar o desempenho financeiro do mês (lucro, receita, patrimônio líquido, etc) com o do mês anterior passado, observando o que evoluiu, o que regrediu e o que permaneceu no mesmo lugar. Com isso, você consegue obter uma visão completa e real do seu patrimônio, e pode usar estas informações para determinar o que fazer com ele daqui pra frente. Ter um histórico de sua movimentação financeira fará uma grande diferença no seu desenvolvimento.

– Ah, me dê bons motivos para tirar tempo pra fazer um balanço gerencial!

– Bom, além do que citamos acima, temos esses daqui:

1. Você desenvolve um painel de controle administrativo do escritório, ou seja: controle TOTAL do que acontece;

2. Possibilita a avaliação de desempenho através de resultados precisos;

3. Visualiza e avalia pontos fortes, pontos fracos e, se feito de forma precisa, auxilia na descoberta de pontos cegos;

4. É uma ferramenta extremamente importante, caso seu escritório tenha um setor financeiro organizado, para os usuários (gestores – administradores – gerentes de setor) que precisam dessas informações;

5. Permite uma visão estratégia de médio à longo prazo, para solução dos pontos fracos e amplificação dos pontos fortes;

6. Seus concorrentes (assim como você) precisam divulgar os balanços gerenciais dos seus escritórios. Então, é uma ótima oportunidade para se preparar contra ações futuras deles, bem como poder planejar estratégias do contra-ataque.

Geralmente são os escritórios de médio-grande porte, mas se você é pequeno e já desenvolveu o seu balanço gerencial, parabéns, pois você saiu na frente!

– Existe alguma ferramenta que pode me ajudar na hora de analisar e planejar as estratégias?

– Com certeza! Você pode usar a Matriz SWOT, que analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, para observar como está o seu escritório e como o mercado e concorrência estão se comportando. Além disso, existe também o Plano de Ação 5W2H, excelente para organizar as funções, delegar para pessoas específicas, estabelecer prazos e metas para atingir o seu objetivo.

Outro ponto que não podemos deixar de lado é o registro das informações nos livros contábeis e fiscais do seu negócio, pois isso traz uma maior segurança para seu controle financeiro interno, assim como para eventuais auditorias e intervenções do Fisco. Tenha uma boa interação com a contabilidade do seu escritório e projete seu crescimento através do histórico de dados a disposição.

Se quiser conhecer mais sobre as ferramentas e ter informações mais aprofundadas sobre o balanço gerencial, entre em contato conosco! Empreender é importante, mas empreender com segurança é ABSOLUTO! Agora, mão na massa. Forte abraço!

Deixe aqui seu comentário:

Adicione o texto do seu título aqui

© 2023. Todos os direitos reservados.