O termo VUCA (em inglês) ou VICA (em português) é um acrônimo para as palavras Volatibilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. A sigla foi utilizada primeiro pelo exército dos Estados Unidos nos anos 90, para explicar as situações envolvendo as guerras, e após o atentado às Torres Gêmeas em 2001, passou a ser considerada uma situação “normal” pelo próprio exército.
Mas em 2010, o mundo dos negócios se apropriou do termo e podemos ver que essa é uma realidade cada vez mais presente: o mercado muda constantemente, com padrões incertos, consumidores cada vez mais complexos e incapazes de serem definidos por causa da sua ambigüidade. E isso afeta o mercado jurídico sim, mesmo com o conservadorismo do Direito.
A verdade é que a cada ano, mais pessoas concluem suas graduações em Direito, mais pessoas conseguem aprovação na OAB, mais advogados aparecem, mais saturado o mercado fica. E o cliente, cada vez mais ansioso e querendo personalização e exclusividade no serviço, acaba se tornando mais exigente (tanto que hoje podemos classificar os clientes em até 7 tipos – traremos isso em outro artigo), sem contar a facilidade com que os advogados contratados são trocados, ou seja: não conte com a fidelidade deles.
O que fazer para sobreviver nesse novo mundo? A resposta correta segue a mesma lógica de Darwin ao estabelecer a teoria do processo natural evolutivo: adaptação. Vamos deixar aqui 3 dicas para você se preparar para o futuro do mercado jurídico:
1 – É preciso ativar e desenvolver novas habilidades, principalmente as emocionais. Inteligência Emocional precisa ser uma de suas prioridades a partir de agora, partindo do fato de que parar de se aprimorar é o mesmo que estagnar profissionalmente.
2 – É essencial ter discernimento, simplicidade (apego principalmente ao material vai lhe derrubar num instante), autoconsciência, prontidão, capacidade de adaptação ao inesperado, resiliência e perseverança.
3 – Nada de achar que um curso ou uma pós-graduação vão te oferecer isso, é preciso desenvolver isso nas áreas gerais da sua vida, e querer se aprofundar mais e mais. O que vale hoje é o caráter e o lidar com o cliente e a sua situação.
O mundo está ficando imprevisível, mas é possível sobreviver nele. Continue conosco para mais conteúdo e deixe sua opinião/dúvida logo abaixo. Forte abraço e até mais!